segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Parto - todo o processo

Primeiro período do parto - período de dilatação

Um parto humano típico começa com o início da primeira fase do parto: contracções do útero, inicialmente com frequencia de 2 a 3 em cada 10 minutos e com duração aproximada de 40 segundos. Ocasionalmente, o parto é precedido da ruptura do saco amniótico, também chamado de "ruptura das águas" . As contracções aceleram até que ocorram com frequencia de 5 a cada 10 minutos e duração clínica de 70 segundos, quando se aproxima a expulsão do feto. Na expulsão, somam-se as contrações uterinas aos esforços expulsivos voluntários da mãe . Cada contracção dilata o colo uterino até que ele atinge 10 centímetros de diâmetro.

Segunda fase do parto - período expulsivo

A segunda fase do parto inicia com a cervix completamente dilatada (10cm) e termina com a expulsão fetal. Uma nova força começa a actuar, a contração da musculatura do diafragma e da parede abdominal que associados as contrações comprimem o útero de cima para baixo e da frente para trás e assim o bebé é expelido. O bebé normalmente nasce de cabeça. Em alguns casos ocorre a apresentação dos pés ou nádegas primeiro.Com pessoal devidamente treinado, mesmo bebés nessa apresentação podem nascer através da vagina.

  • 95% nascem com apresentação cefálica
  • 4% nascem com apresentação pélvica
  • 1% nascem com apresentação transversa

Imediatamente após o parto a criança passa por extensas modificações fisiológicas à medida que se habitua à sua respiração independente. Várias estruturas cardíacas começam a regredir imediatamente após o parto.

O estado médico da criança é avaliado através da escala de Apgar, baseada em cinco parâmetros.

Terceira fase - Terceiro período, secundamento ou dequitadura

A terceira fase do parto compreende ao desprendimento, descida e expulsão da placenta e membranas. Ocorre entre 5 a 10 minutos após termino do período expulsivo. Ocorre pelas contrações uterinas que diminuem o volume do útero e consequentemente aumentam a espessura da parede muscular, com esta redução a placenta descola-se pois não possui elasticidade. As membranas fetais permanecem no local até que a placenta se desprenda por completo, ai destaca-se da parede uterino e dirige-se para a porção superior da vagina (é expulsa atraves de contrações ou por meio manuais ou esforços da mãe de empurrar para baixo se não estiver sob efeito anestésico).

Três primeira fases do parto

Quarta fase - período de Greenberg

O período de Greenberg corresponde á primeira hora após o "nascimento" em si, é de fundamental importância nos processos hemostáticos.É durante esse periodo que pára o sangramento.

Após 1ª hora o útero apresenta-se em condições normais, firmemente contraído completando assim o mecanismo de hemostasia.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parto#Aspectos_m.C3.A9dicos

Nota Pessoal

Na minha opinião este processo é bastante interessante e tenho pena que não o possamos estudar melhor nas aulas mas o tempo não o permite e não consta na matéria a dar no 12º ano,por isso está aqui. Não fazia ideia que para ter uma criança era perciso saber tanto e que tinha tantos riscos para a saude, tanto da mulher como da criança.

Nenhum comentário: