A edição de Setembro do jornal americano Genetics traz um estudo que avança na descoberta das causas da infertilidade feminina. De acordo com o autor do estudo, "há uma lista bem mais completa de genes, a partir de agora, para se investigar. Antes, sequer sabíamos onde procurar".
O estudo foi realizado em ratos, já que em níveis moleculares, a biologia do ovário humano é muito parecida com a dos roedores. O objectivo é apontar novos caminhos para se descobrir a causa da infertilidade feminina testando problemas com genes específicos. Mais de 10% das mulheres apresentam dificuldade para engravidar, sendo a disfunção ovariana uma das causas mais presentes.
Contudo, a ciência tem evoluído muito na direção de ampliar o leque de alternativas de tratamento da infertilidade, começando pela identificação de novos genes que dificultam ou impedem a gravidez. Acredita-se que no futuro se poderá lançar mão de tratamento personalizado, aumentando as hipóteses de sucesso.
Fonte:
http://br.noticias.yahoo.com/s/27092007/11/saude-descobertos-350-genes-da-fertilidade.html
Nota pessoal
Mais um exemplo de que a genética é o ramo mais importante da Biologia nos dias de hoje.
Para muitas mulheres ser mâe é o sonho de uma vida e com a descoberta destes genes isso pode ser possível ser ter que adoptar ou recorrer a barrigas de aluguer e assim poderão vivenciar a experiência de dar á luz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Bom artigo para lembrar quando estudarmos as causas da infertilidade...
o que eu estava procurando, obrigado
Postar um comentário