segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Para lá da genética - Epigenética

Uma das ilusões mais cultivadas nos anos 90 foi a de que o Projeto Genoma Humano desvendaria centenas de doenças. A simplificação escondeu o longo caminho que os cientistas têm pela frente. Ao identificar os tijolos químicos que guardam instruções sobre o funcionamento dos seres vivos, os pesquisadores produziram um marco na história da biologia. Mas o grande salto depende de mais um passo, o desenvolvimento da epigenética, a ciência que pretende esclarecer como factores ambientais (hábitos alimentares e stress, por exemplo) podem interferir no funcionamento dos genes mesmo sem produzir mutações na sequencia do DNA.Os epigeneticistas tentam entender como o estilo de vida é capaz de accionar ou silenciar genes.

O Projeto Genoma determinou o número e a localização dos genes, mas rendeu pouca informação sobre quais deles são activados nos diferentes tecidos. O alvo do novo trabalho é a chamada metilação - processo natural que ocorre na citosina. Quando essas pequenas moléculas chamadas "grupos metil" agem sobre a citosina (a letra C), o gene fica inativo.A metilação normalmente silencia genes que não são necessários para determinada célula. A ciência tem demonstrado que esse processo é fortemente influenciado pela alimentação.

Um dos investigadores trabalhou com uma linhagem de ratos dotados de informação genética que os predispunha à obesidade, ao diabetes, ao cancro e à pelagem amarelada.

Durante a gravidez, a fêmea gorda e de pêlos claros recebeu suplementos de vitamina B12, ácido fólico e betaína, nutrientes ricos em grupos metil. Eles desativaram os genes envolvidos no excesso de peso, na coloração dos pêlos e na tendencia ao diabetes e ao cancro. Os filhotes nasceram saudáveis, marrons e dentro do peso ideal.O resultado ajudou a relativizar o papel dos genes na complexa engenharia dos seres vivos.

Com o epigenioma, as propriedades antitumorais atribuídas a alguns alimentos podem ser explicadas não apenas pelos nutrientes em si, mas também pelos diferentes padrões de metilação verificados nas pessoas que os consomem. Essa linha de pesquisa abre oportunidades para a descoberta de novos medicamentos.

Fonte:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG61996-6014,00.html

Opinião Pessoal

Apesar deste tema ainda não ter muito a ver com o que estamos a estudar nas aulas, penso que este tema é muito importante. Como vimos nas aulas as leis de Mendel não podem ser pensadas como universais e nem podemos recorrer sempre a elas. Neste caso é importante saber que, embora a genética seja muito importante existe esta ciencia que pode explicar alteraçoes ocoridas nos genes, pois toda a gente tende a pensar que são estruturas fixas e que nunca se alteram.

Nenhum comentário: