segunda-feira, 10 de março de 2008

Alergia aos exames

Não é muito surpreendente que um exame muito importante na vida de um estudante possa provocar stress, no entanto, um estudo revela agora que este stress mental também afecta as defesas imunitárias dos estudantes, tendo particular efeito naqueles que sofrem de alergias.
Ao mesmo tempo que doenças provocadas por desregulações imunitárias, como a asma e as alergias, se tornam cada vez mais comuns no ocidente, há também a ideia de que as pessoas vivem vidas cada vez mais stressantes. Um estudo apoia estas suspeitas, reforçando a ideia de que há ligações importantes entre o stress mental e as complexas reacções físicas inflamatórias características das alergias.

De forma a entender qual a ligação entre o stress e as alergias, os investigadores verificaram de que forma um importante exame académico afectava a sensação de stress, os níveis hormonais ligados a esse estado, o sistema imunitário e a função pulmonar, em estudantes com e sem alergias.
Os testes extensivos foram realizados em duas ocasiões, primeiro durante um período de estudo calmo sem qualquer exame próximo, e mais tarde numa altura muito próxima de um exame importante. Do grupo analisado, 22 estudantes tinham febre dos fenos e/ou asma e 19 eram saudáveis.
Neste estudo ficou demonstrado, pela primeira vez, que um grupo de células fulcral no sistema imunitário humano, as células T reguladoras, aumenta desmedidamente em número em resposta ao stress mental. Estas células são um tipo de glóbulos brancos que controla a actividade de outras células imunitárias, e este aumento foi observado nos dois grupos de estudantes.
Os investigadores também demonstraram que as concentrações sanguíneas de um grupo de moléculas inflamatórias chamadas citoquinas, nos estudantes alérgicos, estava alterado para valores padrão comuns em inflamações alérgicas, durante a época mais próxima do exame, não se alterando nos estudantes normais.
De acordo com os responsáveis por este estudo, estas duas descobertas podem estar relacionadas. Há muitas indícios de que as células T reguladoras são disfuncionais em pessoas com alergias .Quando as pessoas ficam stressadas estas células aumentam em número e normalmente têm um efeito anti-inflamatório. Se em pessoas com alergia este sistema não funciona, isso poderá explicar o balanço alterado de citoquinas encontrado nos estudantes alérgicos.
Assim, estudantes com problemas alérgicos poderão ter de tomar medidas de forma a diminuir o stress durante as épocas de exames, de modo a que este não agrave as suas alergias.

Opinião pessoal
A noticia pode parecer estranhamas é verdadeira. O sistema imunitário ataca o stress como se de um doença se tratasse e as pessoas ficam doentes mesmo estejam expostas a pequenas quantidades dos agentes que lhes causam as alergias. Tal como já mostrei na notícia em que o enfarte cerebral pode causar estragos maiores devido ao sistema imunitário aqui acontece o semelhante. Aqui está a nossa desculpa para não ir aos exames- todos os asmáticos podem ficar em casa.

Nenhum comentário: