quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Toda a verdade sobre os olhos verdes

Quando se fala em olhos verdes nunca ninguém tem a certeza do que está por detrás disso, geneticamente falando.Muitos ainda tratam erroneamente dessa característica genética como um tipo de herança mendeliana simples, cuja ocorrência é influenciada por um único par de genes associados com a produção de olhos castanhos ou azuis. Aqui está a explicação.

É verdade que a hereditariedade de diversas características é determinada por duas cópias – ou alelos – dos genes herdados de nossos pais. Esses alelos estabelecem entre si uma relação de dominância e a versão castanha para a cor dos olhos seria dominante sobre a variante para a cor azul . A dominância significaria que, se pelo menos um dos alelos para a coloração dos olhos de uma pessoa fosse castanha os seus olhos seriam castanhos. Assim, indivíduos com olhos castanhos poderiam ser ou BB ou Bb(B-castanho;b-azul) , enquanto aqueles que têm olhos azuis seriam obrigatoriamente bb.

No entanto,a cor dos olhos é um tipo de variação contínua controlada por genes denominados modificadores, pois os alelos de vários genes influem na coloração final dos olhos. Isso ocorre por meio da produção de proteínas que dirigem a proporção de melanina depositada na íris.

O primeiro dos genes envolvidos com a coloração da íris, conhecido como EYCL3 (castanho) possui dois alelos: um castanho e outro azul. Cada um deles gera respectivamente uma coloração castanha ou azul na íris de seus portadores.

Porém, a coloração dos olhos de uma pessoa não é definida de forma tão simples assim: outros dois genes, conhecidos como EYCL1 e EYCL2, estão também envolvidos no processo. Embora a biologia dos genes EYCL1 e EYCL3 seja bem conhecida, a função do EYCL2 ainda é muito pouco compreendida. Sabemos contudo que existem outros genes, além do trio EYCL1, 2 e 3 , que controlam a deposição de lipofuscina (lipocromo) na íris, determinando, assim, a presença de cores âmbar, verde e violeta nos olhos.

Sabe-se que pessoas de olhos verdes possuem um alelo verde em EYCL1 associado com alelos azuis nesse gene e em EYCL3 .

Fonte:
http://ich.unito.com.br/68074

Nota pessoal

É importante saber-mos que ocorrem várias relacções de dominância entre genes e que as leis de Mendel foram muito importantes para o desenvolvimento da genética. Contudo não nos podemos cingir por elas pois em alguns casos como este elas não se verificam

3 comentários:

*_*Massacre*_* disse...

Escelete post...

mt bem aprofundado e explicado "isto" de ter olhos verdes :)

A tua reflexao e k podia tar mais extensa..

pouco falstes sobre o post..

e a cor da relfexão confunde-s cm a cor do fundo

João Miguel disse...

A postagem é, de facto, muito esclarecedora. É um tipo de conteúdo ao qual nunca tinha encontrado nada relacionado daí o facto desta me ter suscitado alguma atenção apesar de também fazer parte dessa complexidade de indivíduos. No que respeita ao tema começou por ser bem fundamentado e assim continuou ao longo desta postagem sendo por isso, fácil de se verificar, que ao ler este post tenhamos uma ideia mais correcta de como se origina este tipo de cor de olhos..

Unknown disse...

Eu tenho olhos verdes , e sempre me perguntei o porque , queria respostas esclarecedoras que encontrei no post ,toda dúvida me foi tirada