quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Prós e contras da engenheria genética

Argumentos a favor

A aplicação de transgénicos pode fazer-se em muitas áreas, mas a agricultura é o sector que mais tem explorado o assunto. Pode-se fazer o controlo de pragas agrícolas, uma vez que é possível criar plantas que produzem o seu próprio pesticida e resistem às contaminações. A resistência a doenças também pode ser aperfeiçoada pois têm sido desenvolvidas formas de introduzir genes nas espécies vegetais de modo a poderem resistir a organismos patogénicos. Tendo em conta o problema da subnutrição no mundo, os defensores dos transgénicos afirmam que a indústria biotecnológica pode introduzir na constituição desta cultura nutrientes importantes para fornecerem uma alimentação mais completa às populações.

Argumentos contra

O principal argumento utilizado por quem contesta o cultivo de transgénicos é a instabilidade molecular e o facto de , uma vez lançados no ambiente, se tornarem incontroláveis. As dúvidas levantam-se também sobre os efeitos secundários destes organismos e as consequências que podem provocar na saúde humana. O argumento da ajuda no combate à fome é perverso, alertam os opositores destas culturas, pois a produção agrícola no mundo já é excedentária, encontrando-se apenas mal distribuída. A criação de novos vírus é outro risco que ainda não foi descartado.

Fonte:
http://dn.sapo.pt/2005/04/20/sociedade/pros_e_contras_destas_novas_culturas.html

Opinião pessoal

Uma das maiores razões para não termos mais certezas acerca de OGM's reside no facto dos governos não terem vontade de gastar dinheiro em pesquisas. Este facto pode-nos sair muito caro, pois os EUA e muitos outros já decidiram aceitar o cultivo de transgénicos e, como não têm certezas e estão (quase) a obrigar os outros paises a cultivarem este tipo de alimentos, caso se verifiquem as piores perspectivas o variedade biológica está em perigo.

Nenhum comentário: