quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Sistema imunitário pode manter células cancerosas inactivas

O sistema imunitário é capaz de manter em estado latente potenciais células cancerosas do organismo.No estudo norte-americano, os cientistas recorreram a ratinhos para demonstrar que o sistema imunitário dos roedores consegue um equilíbrio e mantém sob controlo o crescimento de um tumor durante um longo período de tempo.

Após os cientistas induzirem quimicamente o tumor com metilcolantreno, alguns ratinhos desenvolveram cancros malignos, mas os que conseguiram sobreviver não apresentaram nenhuma prova de tumores em crescimento. No entanto, as células cancerosas em estado latente continuavam presentes nos ratinhos aparentemente saudáveis, equilíbrio que, segundo provaram os cientistas, pode ser alterado rapidamente com a supressão do sistema imunitário.

A suspeita de que o sistema imunitário é capaz de conseguir tal estado de equilibro tem vindo a ser debatida na comunidade científica, porque, por vezes, os tumores latentes activam-se quando, por exemplo, durante um transplante de órgãos, estas células são transferidas para pacientes imunodeprimidos.

A nova descoberta também poderia explicar a presença de células tumorais ocultas na próstata, por exemplo, em pessoas que não apresentam nenhum sintoma de doença. Além disso, esta descoberta pode servir para o desenvolvimento de imunoterapias que, em vez de erradicar o tumor, consigam intensificar o equilíbrio imunitário para controlar o crescimento tumoral.

Fonte:
http://blog.herbaloja.com.pt/saude-e-nutricao/sistema-imunitario-pode-manter-celulas-cancerosas-inactivas/

Opinião pessoal

Esta descoberta, talvez a mais importante do ano até ao momento, veio trazer receio ás pessoas que necessitam de receber um orgão. Essas pessoas, com esta descoberta, irão ter ainda maiores dificuldades em encontrar o orgão que necessitam. Por outro lado, isto veio trazer novas ideias ao estudo dos tumores e deu-se um passo em frente na tentativa de descobrir a cura para o cancro.

Um comentário:

João Miguel disse...

Artigo interessante, o que mostra que quem tiver um bom sistema imunitário viverá muitos anos. Isto só vem provar aquilo que os cientistas têm alertado: os jovens devem ter cuidado com vista a não perturbar de forma tão agressiva o seu sistema imunitário, de forma a não ficar tão expostos no futuro com o aumento da idade. De facto, o nosso sistema imunitário é o nosso “guarda-costas” que nos protege de tudo aquilo que é agressivo para o ser humano.