domingo, 24 de fevereiro de 2008

Sistema imunitário pode piorar danos de enfarte cerebral

Os danos causados por um enfarte cerebral podem ser piores caso o sistema imunitário do organismo esteja já a combater uma infecção noutra parte do corpo no momento do ataque. O próprio sistema imunitário pode atacar o cérebro, já vulnerável após um enfarte, caso esteja a combater uma infecção em qualquer outra parte do corpo. As descobertas da equipa podem ter implicações importantes para os idosos, entre os quais se regista a maioria dos casos de ataques e que sofrem constantemente de infecções e doenças que estimulam o sistema imunitário.

Testes em ratos aos quais foi dado um estímulo de infecção bacteriana, activando o seu sistema imunitário, mostraram que estes perderam mais do dobro das células cerebrais do que os ratos aos quais foi dado um placebo. Estas descobertas são particularmente significativas porque estudos recentes mostram que as possibilidades de ter um enfarte aumentam após uma infecção e que os glóbulos brancos no sangue, que combatem normalmente a infecção matando as bactérias, eram responsáveis pelo aumento de danos no cérebro. Os resultados publicados indicam ainda que outras condições, como obesidade e deterioração dos dentes, que provocam similares respostas imunitárias às infecções, podem também aumentar a severidade dos danos causados ao cérebro pelo enfarte.

O sistema imunitário é muito poderoso, o que nem sempre pode ser benéfico para nós. Pelo que tenho visto acerca do sistema imunológico penso que este é o menos evoluído de todos pois ataca praticamente todos os corpos estranhos ao organismo quase sem distinção. Por ser o sistema "menos inteligente" de todos julgo que é o factor primário de selecção natural pois elimina os indivíduos que tenham várias doenças graves e mais uma vez os fortes pervalecem

2 comentários:

RubenGonçalves disse...

O organismo humano é deveras imperissionante, mas numentanto pode apresentar algumas lacunas, como é o caso desta. Todavia este estudo serve para que possa haver uma maior prevenção por parte das pessoas a fim de evitar estes ataques. Boa postagem!!

João Miguel disse...

De certa forma, esta notícia tem uma parte lógica: quando há uma infecção activa, o organismo está como que só concentrado nessa “infecção”. Ora no caso de ocorrer algo coo o referido, é normal que haja um “descontrolo” por parte do sistema imunitário com consequentes implicações na saúde. Boa e interessante postagem…