quarta-feira, 9 de abril de 2008

Descoberta altera indústria alimentar

A identificação de uma nova bactéria "devoradora" de colesterol pode ter implicações na indústria alimentar, que tem apostado na criação de produtos probióticos para diminuir a absorção desta gordura pelo organismo .O médico Pedro Marques da Silva comentava assim os benefícios da identificação por investigadores franceses da denominada 'Bacteroides dorei Strain D8', que poderá vir a ser utilizada para diminuir o colesterol elevado em doentes de risco.

Algumas das bactérias que apresentam estas propriedades já tinham sido identificadas no rato, no porco e no babuíno, mas, até agora, nenhum laboratório tinha conseguido isolar no Homem bactérias responsáveis pela transformação do colesterol em coprostanol, eliminado naturalmente.

O papel desempenhado pela flora intestinal humana nesta transformação era conhecido desde os anos 30 do século passado, mas desconhecia-se qual era a bactéria, entre as 100 mil milhões presentes num grama de matéria contida no cólon, que era responsável pela transformação.

Os probióticos são constituídos por microorganismos vivos que visam melhorar a digestão e eliminar bactérias que provoquem doenças. O colesterol é uma gordura ingerida através de alimentos ou forma-se no corpo, principalmente no fígado.Se circularem no sangue valores anormais de gorduras, especialmente do "mau" colesterol aumenta o risco de arteriosclerose e doenças das artérias coronárias ou carótidas e consequentemente a possibilidade de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.

Fonte:

http://www.tvnet.pt/noticias/detalhes.php?id=22841

Opinião pessoal


O facto de colocarem substâncias nos alimentos que comemos causa-me alguma estranheza, mas se isso é para nosso bem não tenho nada a dizer. De facto, estes produtos que são relativamente baratos podem evitar muitas doenças muito mais graves.

Nenhum comentário: