sábado, 31 de maio de 2008

Crianças expostas a chumbo podem ser adultos mais violentos

Cientistas norte-americanos concluíram que as crianças expostas a grandes quantidades de chumbo podem ser adultos mais violentos. O estudo foi publicado na página online da revista "Plos Medicine" e é o resultado de uma investigação com quase 30 anos.

A investigação foi feita no estado do Ohio em bairros pobres da cidade de Cincinnati. Escolheram-se estes bairros porque tinham casas antigas com concentrações altas de chumbo. Entre 1979 e 1984 foram feitas análises de sangue a mais de três centenas de recém-nascidos para medir a concentração do metal. As crianças foram seguidas até aos seis anos e meio, com análises regulares. Depois de atingirem os 18 anos obtiveram-se os registos de detenção de 250 indivíduos.

O aumento dos níveis de chumbo no sangue antes do nascimento e durante a pequena infância estão associados a mais processos judiciais e crimes violentos. Cerca de 55 por cento dos 250 indivíduos estiveram presos. Por cada cinco microlitros por decilitro de chumbo a mais no sangue, durante a infância, a probabilidade dos indivíduos serem detidos por actos de violência aumenta em 50 por cento. Sabe-se que o chumbo é um metal tóxico que tem um impacto no sistema nervoso durante o desenvolvimento das pessoas. A diminuição do coeficiente de inteligência, uma menor tolerância à frustração, um défice na atenção e hiperactividade são alguns dos efeitos da substância.

Fonte:
Público

Opinião pessoal


Tal como já mostrei numa anterior publicação as crianças que crescem em ambientes mais poluidos são "piores" do que as outras, apenas não sabia porquê. Estas crianças são expostas a produtos que prejudicam o seu desenvolvimento e em certa parte podemos considerar isto como pequenos, mas muitos desastres químicos se atendermos ao número de bairros de lata e bairros sociais degradados que existem.

Um comentário:

Pedro disse...

penso que é uma noticia normal, dado que ninguém gosta de levar com chumbo, muito menos as crianças.
isto pode causar traumas e desta forma, reflectirem um comportamento mais violento quando crescidas.

p.s. imagem muito esclarecedora