segunda-feira, 12 de maio de 2008

Quem polui mais, quem é, quem é?

A China já superou os Estados Unidos e é hoje a maior emissora de gases causadores do efeito estufa, segundo um estudo da Universidade da Califórnia . O estudo baseou-se em dados de 2004 e estima que a China se tornou o maior emissor de gases causadores do efeito estufa no período entre 2006 e 2007.

Os pesquisadores colheram informações de 30 escritórios regionais dos órgãos de proteção ambiental da China para indicar que as estatísticas oficiais divulgadas por Pequim estão subestimadas. A conclusão do estudo sugere que a China mude radicalmente a sua política energética, que é bastante dependente do carvão.

A pesquisa deverá ser publicada pela revista especializada Journal of Environment Economics and Management em maio. Segundo o levantamento, se não houver mudança, a poluição causada pela China será várias vezes maior que a soma dos cortes de emissões feitos pelas nações ricas em cumprimento ao protocolo de Kyoto. Entretanto, ainda que a China tenha se tornado em termos absolutos a nação que mais polui no mundo, na média per capita, o estilo de vida de um cidadão dos Estados Unidos gera entre cinco e seis vezes mais emissões de gases causadores do efeito estufa do que o de um indivíduo chinês.

A única solução é uma grande transferência de tecnologia (ambiental) e riqueza do ocidente, mas as hipóteses de isso acontecer são praticamente nulas.

Fonte:
http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_8/2008/04/15/em_noticia_interna,id_sessao=8&id_noticia=59052/em_noticia_interna.shtml

Opinião pessoal

Esta notícia é interessante, sobretudo devido á nossa turma ter estado a conversar sobre a poluição e todos pensaram que os EUA continuavam a ser os maiores poluidores. Com este estudo esté provado que além dos clientes habituais ( EUA e companhia) também nos temos de preocupar grandemente com as grandes economias como a China e India que devido a serem tecnológicamente pouco desenvolvidas, poluem tanto como os EUA para produzir a mesma quantidade de produtos.

Um comentário:

João Miguel disse...

Eu também pensava que os EUA fossem o maior poluidor... tinha a percepção que talvez daqui a alguns (poucos) anos tal estivesse como se encontra agora. Pelo andar da carruagem, daqui a pouco tempo vem uma notícia dizer que é a índia e não o a china o maior poluidor... enfim, tudo bem que se chega a um PIB de 10% mas há ter modos...há que apostar na novas tecnologias para que não haja um crescimento descontrolado!