segunda-feira, 12 de maio de 2008

Tabaco é maior causa de poluição na UE

As conclusões obtidas resultaram da medição dos níveis de exposição ao CO de 111.835 cidadãos fumadores e não fumadores dos 27 Estados-membros da União Europeia realizada durante eventos de uma campanha anti-tabágica.

As medições aos 49.392 fumadores testados durante a iniciativa permitiram verificar que quem fuma apresentou um nível médio de monóxido de carbono avaliado em 17,5 partes por milhão, o que representa cerca do dobro do nível máximo tolerado para a qualidade do ar nas cidades europeias. O estudo refere ainda que a taxa de monóxido de carbono observada nos que fumam poucos cigarros por dia (entre um a cinco) é mais elevada do que o nível máximo aceite para a qualidade do ar (8,5 ppm). Por sua vez, o nível de monóxido de carbono detectado nos 62.433 não fumadores testados foi de 3,9 ppm, um valor que se verificou superior nos países onde é produzido mais CO pelos fumadores.

O estudo destaca ainda que o valor da poluição é menor nos países europeus com políticas anti-tabaco mais restritivas e considera as medidas de aumento do preço do tabaco eficazes na diminuição do tabagismo e na poluição causada pelo fumo do tabaco, com vista a proteger fumadores e não-fumadores.

A iniciativa de medição de CO, que a Comissão Europeia levou a cabo em 2006 e 2007, foi lançada a 29 de Março de 2006 e percorreu os 27 Estados-membros, integrada na campanha "Help: Por uma vida sem tabaco". A campanha publicitária da Comissão Europeia "HELP - Por uma vida sem tabaco" tem como objectivo convencer os cidadãos dos 27 países da UE, sobretudo os jovens, a não começarem ou a deixarem de fumar.

Fonte:
http://www.mundopt.com/n-fumo-do-tabaco-e-principal-causa-de-poluicao-na-europa-11514.html

Opinião pessoal

Quando se fala em poluição do ar toda a gente pensa, comigo incluido, que é devido ao fumo dos carros e da indústria. Devido a estar provado que a maior causa de poluição do ar é o fumo dos cigarros, tal como as pessoas pagam imposto por ter carros que poluem, eu penso que também deve ser criado um imposto para quem fuma pois além de poluir também faz mal á saúde.

Um comentário:

João Miguel disse...

E não só Nuno... normalmente, os fumadores desrespeitam os não fumadores e isso sim é ainda mais preocupante... eu acho que o tabaco nunca irá acabar, pode sim diminuir o seu consumo, portanto acho que estas medidas que foram impostas este ano foram o mais correcto e acertado possível... Mas não devemos esquecer que todos devemos cumprir, independentemente de sermos quem somos...