sábado, 31 de maio de 2008

Sétimo Selo

Novo romance de José Rodrigues dos Santos alerta para alterações climáticas e futuro do planeta.
"Acho que é um romance que vai abrir os olhos de muitas pessoas para os gigantescos problemas que nos esperam. Fala sobre o futuro imediato da humanidade, aquilo que vai acontecer ainda no nosso tempo de vida".
O livro baseia-se em "informação histórica, técnica e científica verdadeira", como faz questão de sublinhar, e começa na Antárctida, onde cientistas polares assistem a um acontecimento real: o colapso da plataforma de gelo Larson-B, um fenómeno atribuído ao efeito de estufa e documentado em numerosos estudos científicos. Por isso mesmo, o texto teve dois revisores científicos, um para a parte sobre o aquecimento global e outro para a área dos combustíveis.
Voltando ao enredo, na Antárctida, há um cientista norte-americano que é assassinado e a Interpol contacta a personagem principal, o historiador português Tomás Noronha, para ajudar a decifrar uma mensagem bíblica deixada pelo criminoso ao lado da vítima: "666", o chamado número da Besta. "É esse o ponto de partida que coloca o protagonista na pista de dois problemas muito sérios que ameaçam o nosso futuro, o aquecimento global e o fim do petróleo".
"Como vai ser daqui a dez anos? Estará a 200 ou 300 dólares o barril de petróleo? Vem aí uma recessão de proporções nunca vistas?""Temos de estar preparados para o que aí vem e só o poderemos estar se soubermos o que se passa, já que sem conhecimento do problema não há solução".
"Os cientistas estão em pânico com as alterações climática. O sul da Europa, incluindo Portugal, vai transformar-se num deserto, como de resto metade do planeta. Penso que o cidadão comum não tem noção disto, nem do impacto que isto produzirá na sua vida".
O título do filme é uma citação bíblica já usada pelo cineasta sueco Ingmar Bergman, recentemente falecido, num enigmático filme de 1957, em que um cavaleiro cruzado joga xadrez com uma personificação da morte, a quem pede tempo para reflectir sobre o sentido da vida.
"Está escrito no Apocalipse", diz Rodrigues dos Santos. "Quando Ele quebrou o sétimo selo, fez-se silêncio no céu", citou. "É nesse instante que começa o Apocalipse".
Fonte:
Público
Opinião pessoal
Embora possa parecer que estou a falar de cultura a verdade é que com essa cultura está a haver uma divulgação do problema "aquecimento global". Este escritor e jornalista é um dos mais bem sucedidos em Portugal e consegue trasnformar qualquer história numa notícia chocante fazendo-nos pensar. Espero sinseramente que leiam o livro pois além da parte do romance tem variados factos científicos de relevo e se já o leram digam o que acharam.

Nenhum comentário: