segunda-feira, 12 de maio de 2008

A poluição pode ser boa.. para quem tem alergias

A poluição proveniente de usinas de energia e automóveis destrói a fragrância das flores e impede a polinização, segundo um estudo realizado por cientistas da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos.

Num relatório sobre a pesquisa publicado pela revista "Atmospheric Environment", os cientistas afirmaram que esse efeito dos poluentes explicaria a redução das povoações de insectos polinizadores, que se alimentam do néctar das flores, em várias partes do mundo. Essa redução começou a afectar há alguns anos especialmente abelhas, besouros e borboletas, segundo outros estudos.

As moléculas aromáticas que produziam as flores em um ambiente menos poluído, como há um século, podiam se estender por cerca de 1.000 ou 1.200 metros. No entanto, no ambiente poluído das grandes cidades, não passam de 200 ou 300 metros, isto faz com que os insectos encarregados da polinização tenham cada vez mais dificuldade para localizar as flores. O resultado é um círculo vicioso no qual os polinizadores lutam para encontrar alimento para manter sua população. Ao mesmo tempo, as plantas que florescem não conseguem a polinização que precisam para se reproduzir e se diversificar, indica o estudo.

Os cientistas criaram um modelo matemático para determinar o deslocamento do aroma das flores com o vento. Segundo afirmam no relatório, as moléculas aromáticas das flores são muito voláteis e fundem-se rapidamente com os poluentes. Isto significa que em vez de se deslocar intactos sobre longas distâncias, o seu aroma altera-se e transforma a sua essência. A experiência demonstrou que a poluição destrói o aroma das flores em 90%, em comparação com os períodos anteriores aos automóveis e à indústria pesada.

Fonte:

http://www.salteadoresdaarca.com/2008/04/12/poluicao-reduz-fragrancia-das-flores-e-impede-polinizacao/

Opinião pessoal

Esta notícia sensibilizou-me devido a, mais tarde ou mais cedo, a modificação do cheiro das flores poder levar á extinção ou redução em grande número de insectos. Tal como abordámos nas aulas a extinção de insectos é sinal que algo está muito mal e devemos, através disto analisar o estado da poluição para tentarmos melhorar a qualidade do ar.

Um comentário:

João Miguel disse...

Uma boa notícia para atrair o leitor...contudo uma série de más notícias para os entendidos ou mesmo para aqueles que pensam um bocado... de facto, pode trazer esses benefícios mas, em contrapartida, isto trás muitos prejuízos a nível mundial e do próprio planeta... como dizem os entendidos tudo o que existe na natureza faz falta...se assim, desaparecendo espécies como os insectos e mesmo plantas trariam e cada vez mais trazem elevados prejuízos a nível ambiental.